Está pensando em reformar sua casa porém não sabe por onde começar? Você acha que reforma da casa é só estresse e dor de cabeça? Continue lendo que vamos desmistificar isso, apresentaremos dicas de como planejar sua reforma com um passo a passo infalível, confira a seguir:
– Definir o que será a modificado na casa
– Definir o orçamento para gastar com a reforma
– Buscar referências de como gostaria que sua casa ficasse depois da reforma
– Fazer o orçamento da reforma
Definir o que será modificado na casa
O primeiro passo a realizar é o brainstorm do que da reforma na casa. Existem vários motivos para se reformar uma casa, pode ser para valorização do imóvel (confira nosso texto sobre isso), por fins estéticos, para ampliação de ambientes, para renovação de acabamentos antigos, entre outros motivos.
Uma dica é definir o que é prioridade, verifique se a casa possui trincas, vazamentos, infiltrações antes de partir para parte estética. Com a definição do que será reformado na casa, o próximo passo é definir o orçamento para ser gasto.
Definir o orçamento para gastar com a reforma da casa
Antes de iniciar, é fundamental definir seu orçamento para reformar a casa. Iniciar um projeto sem saber quanto dinheiro você pode alocar para ele é uma receita para o desastre. É como sair para fazer compras sem antes verificar o saldo de sua conta bancária. Você não quer chegar na metade da reforma e perceber que não tem dinheiro para terminá-la.
E você deve se lembrar que se tratando de reformas há inúmeras possibilidades mas algumas podem ficar fora do seu orçamento. Seja realista quanto ao que você pode pagar e priorize as modificações mais importantes.
Buscar referências de como você quer a casa após a reforma
O primeiro passo para alcançar o visual desejado da sua casa, é reunir o máximo referências, facilitando a visualização final de acordo com suas expectativas. Para isso, a dica é pesquisar por revistas de decoração, painéis do Pinterest e páginas do Instagram para encontrar inspiração de cada cômodo da sua casa. Além disso, também vale a pena anotar os esquemas de cores, os estilos de móveis e os designs de layout que chamarem sua atenção. Então, com as referências certas, você pode criar uma visão coesa para o projeto da sua casa que o deixará mais animado e confiante.
Portanto, realize cautelosamente este passo. O processo de orçamentação da reforma da sua casa ficará mais simplificado, visto que deixará mais fácil a escolha de materiais, acabamentos, tintas e iluminação. E, dessa forma, não só auxiliará o controle das despesas mas também o ajudará a manter-se no caminho certo com a sua visão.
Fazer o orçamento da reforma
Fazer o orçamento da reforma da casa, é um passo muito importante. Pois é necessário alinhar suas expectativas e as referências pesquisadas de uma forma que caiba no valor destinado para a reforma. Então, nessa etapa vale a pena buscar por empresas especializadas em reforma, que irão lhe auxiliar no orçamento da mão de obra e no levantamento dos materiais que serão necessários para concluir o projeto.
Se você está precisando de saber quanto ficará a reforma da sua casa, entre em contato com a Exxecutar Arquitetura e Engenharia pelo WhatsApp, atendemos toda BH e Região.